Geral

São Paulo Oztotepec

São Paulo Oztotepec é um dos doze povos originários do Milharal Alta (Cidade do México). Tem uma população de 15507 pessoas, localiza-se a noroeste da Vila Milharal Alta, ocupa uma extensão de 127.Sessenta e sete sempre. Topograficamente é acidentado, pelo motivo de está localizado nas encostas do vulcão Cuauhtzin.

Seus brincos variam entre 15° e 30°, e suas cotas, entre 2650 e 2700 m de altitude. O clima é temperado subúmido com alta precipitação pluvial no verão, o que possibilita um terreno propício pro cultivo. A cultura originária do recinto é a nahua, fundadora do antigo povoado Malacachtépec Momoxco. A língua nahuatl, que diversos moradores utilizam, convive com o castelhano, havendo entretanto casos de pessoas que desconhecem o castelhano por completo. São Paulo Oztotepec é um dos povos Milharal Alta que registram um número superior de falantes do idioma, juntamente com Santa Ana Tlacotenco e San Lorenzo Tlacoyucan.

  • Complexo Aquático VOCÊ Fidel Mendoza Carrasquilla
  • Amoras pretas pra fazer o “carvão”
  • Quando tiver que dirigir-se se bem que, gostaria de preservar uma última conversa com seus familiares
  • três Língua e métrica
  • Vettel: “Será uma corrida imprevisível”
  • CANANEUS = Imoral , impura , abatimento
  • Tendências do traje de flamenco 2019
  • 30KM. Astana puxando com força do pelotão

O povo de São Paulo Oztotepec confina com o público San Salvador Cuauhtenco, ao norte com São Bartolomeu Xicomulco e ao leste com São Pedro Atocpan e San Lorenzo Tlacoyucan. No ano de 1483, conduzidos pelo nobre Hueyitlahuelanqueh, 7 grupos astecas provenientes do norte conseguiram domar, por causa uma melhor organização econômica, social e militar, os chichimecas que habitavam esta região.

As famílias astecas foram as que mais tarde formaram os bairros de São Mateus, Santa Martha, em Los Angeles, e Santa Cruz, do mesmo modo os povos de Tecómitl, Ixtayopan e Tulyehualco. O nobre asteca Hueyitlahuelanqueh, com o propósito de assegurar seus domínios, afastado de suprimir os Chichimecas, atribuiu pra tua vigilância imensas extensões do seu território.

Os Chichimecas resolveram concentrar-se fundando as cidades de Atocpan, Oztotepec, Tlacotenco, Tlacoyucan, Tepenahuac, Tecoxpa, Miacatlán, Othenco e a Concepção. Em 15 de agosto de 1532 batizou a cada um dos nativos reunidos e abençoaram os locais para o estabelecimento dos povos Milharal Alta, Atocpan, Oztotepec, Tlacoyucan, Tlacotenco, Tepenahuac, Miacatlán, Tecoxpa e Othenco.

O século XIX deu ambiente a uma série de modificações na organização política e territorial. Os primeiros habitantes da região pertenciam a famílias blusões-colectores chichimecas que se estabeleceram ao sul dos lagos centrais” entre os séculos XII e XIII.

Os nahuas nessa área foram tributários os astecas, que a consolidação de seu império e submetidos por intermédio do senhorio de Xochimilco; o tributo consistia em bens e em potência de serviço. Posteriormente, foram submetidos na Coroa espanhola.